Se não falas, vou encher o meu coração com o teu silêncio e agüentá-lo. Ficarei quieto, esperando, como a noite em sua vigília estrelada com a cabeça pacientemente inclinada. A manhã certamente virá; a escuridão se dissipará, e a tua voz se derramará em torrentes douradas por todo o céu. Então as tuas palavras voarão em canções de cada ninho dos meus pássaros, e as tuas melodias brotarão em flores por todos os recantos da minha floresta. (Rabindranath Tagore)
Total de visualizações de página
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Fliporto 2010: literatura, cinema, gastronomia e música
Participei no último fim de semana da Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas - FLIPORTO. O evento acontecia no balneário de Porto de Galinhas, mas foi transferido para Olinda. A mudança não poderia ser mais oportuna, uma vez que Olinda abriga um cenário propício às manifestações culturais. O Centro Histórico de Olinda revela minúcias de um retrato multifacetado da cultura local. Artesãos, músicos, atores, pintores, enfim, artistas dos mais variados segmentos compõem esse cenário que encanta os passantes que transitam pelas ruas históricas da cidade.
A mesa de abertura da Fliporto teve como mediador o jornalista Geneton Moraes Neto e Eva Schloss e Moacyr Scliar como debatedores.
A escritora judia Eva Schloss, sobrevivente de um campo de concentração nazista, falou da experiência dilacerante vivenciada nas fugas, no trajeto em trens superlotados e em condições subumanas até o campo e os dias em Auschwitz. Schloss lançou durante a Fliporto seu mais recente livro A História de Eva e emocionou o público ao responder perguntas feitas pelo jornalista Geneton Moraes e Moacyr Scliar.
A obra e o testumunho de Eva Schloss ganham atualidade incontestável, uma vez que atos bárbaros motivados por intolerância a homossexuais, negros, nordestinos e outras minorias ainda fazem tantas vítimas e promovem pequenos holocaustos cotidianos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário