Total de visualizações de página

domingo, 26 de dezembro de 2010

Recife em fotos e olhares








Não há cidade do Nordeste que me encante mais que Recife. A cidade tem uma energia e uma vibração que a diferenciam das demais capitais nordestinas em aspectos que vão além da organização estrutural, demografia, espaço territorial etc. Só ousaria compará-la a Salvador, mas os laços afetivos que mantenho com Recife não o permitem. Morei em Salvador durante dois anos, senti a força espiritual e cultural que a cidade emanava, mas não consegui amá-la como Recife. Salvador é um tipo de cidade que, de tanto aparecer na mídia escrita e falada por ter um potencial turístico já consolidado no cenário nordestino,antecipa para os visitantes as belezas que prendem o olhar. O Pelourinho, embora reserve encantos que só se revelam no contato visual, físico, real, é, de certo modo, um tanto previsível. Recife não. É necessário pisar seu chão com delicadeza, sentir as paredes de seus prédios históricos, cantar sua música lentamente, atravessar suas pontes com olhar atento ao panorama que as cerca, a fim de conhecer uma cidade que se desvela aos olhares que não correm céleres sobre suas ruas, praças, rios, pontes e maracatus. Só conhece Recife quem a olha, nunca quem a vê somente. Em fotos, apresento um recorte da cidade de Clarice Lispector, Manuel Bandeira, Chico Science, Paulo Freire e tantos outros.


Um comentário:

Tais Luso de Carvalho disse...

Oi, Luciano, interessante sua abordagem sobre Recife. Não a conheço, não conheço o nordeste, talvez um dia... Mas me encanta toda a história, suas construções, sua arte. Leio bastante sobre o nordeste que está tão longe de nós. Suas construções barrocas são lindas!
Que você tenha muitos dias felizes e que nosso sonho de vivermos num país mais fraterno e com nosso povo mais feliz, possa um dia se realizar.
Obrigada pela partilha no ano de 2110!
bjs
tais luso