Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Fliporto 2010: literatura, cinema, gastronomia e música


Participei no último fim de semana da Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas - FLIPORTO. O evento acontecia no balneário de Porto de Galinhas, mas foi transferido para Olinda. A mudança não poderia ser mais oportuna, uma vez que Olinda abriga um cenário propício às manifestações culturais. O Centro Histórico de Olinda revela minúcias de um retrato multifacetado da cultura local. Artesãos, músicos, atores, pintores, enfim, artistas dos mais variados segmentos compõem esse cenário que encanta os passantes que transitam pelas ruas históricas da cidade.
A mesa de abertura da Fliporto teve como mediador o jornalista Geneton Moraes Neto e Eva Schloss e Moacyr Scliar como debatedores.
A escritora judia Eva Schloss, sobrevivente de um campo de concentração nazista, falou da experiência dilacerante vivenciada nas fugas, no trajeto em trens superlotados e em condições subumanas até o campo e os dias em Auschwitz. Schloss lançou durante a Fliporto seu mais recente livro A História de Eva e emocionou o público ao responder perguntas feitas pelo jornalista Geneton Moraes e Moacyr Scliar.
A obra e o testumunho de Eva Schloss ganham atualidade incontestável, uma vez que atos bárbaros motivados por intolerância a homossexuais, negros, nordestinos e outras minorias ainda fazem tantas vítimas e promovem pequenos holocaustos cotidianos.

Nenhum comentário: