Total de visualizações de página

sábado, 28 de novembro de 2009

O Menino do Pijama Listrado



Esse filme é emocionante! A descoberta dos horrores espalhados pelo Nazismo por uma criança alemã de 9 anos. Ao contar a história de Bruno, o pequeno alemão que ignora aquela realidade feita de morte e abandono, o filme nos faz ver o regime nazista pela perspectiva daqueles que desconheciam completamente o que de fato acontecia nos campos de concentração. Isso foi reforçado pela propaganda do governo alemão que omitia os fatos e apresentava uma realidade maqueada. A descoberta de Bruno foi, certamente, a descoberta de muitos outros alemães acerca da realidade dos campos. O filme é baseado na obra de John Boyne, romancista irlandês.

2 comentários:

Pedagogo Alex disse...

Tanto o livro, quanto o filme, são dos que mais me emocionaram nos últimos tempos.
ganhei o livro e adquiri o filme... e recomendo sempre...
LIÇÃO DE VIDA!!

Abraços!
Alex

Rômulo Cézar Souza disse...

Eu adorei esse filme! Você tem uma ideia mais real do nazismo através dessa ficção acompahada duma abordagem afetiva sobre um possível caso na história do que naquela forma fria de descrever os fatos presente nos livros de história.

O interessante é notar como a ficção pode ser um exímio meio de entrar em contato com uma realidade. Muitas vezes, a ficção pode ser a melhor maneira de morder o real. Tipo: eu posso ter um encontro com a realidade por meio de um livro de Kafka, ao passo que posso me distanciar do real no decurso de um livro "realista". Isso foi o que ocorreu comigo ao assistir esse filme espetacular.

Gostei da postagem. Outra coisa, o teu blog é ótimo. Há bastante coisa interessante nele. Já peguei muita indicação de filme no teu blog.

Abraço!