Total de visualizações de página

domingo, 4 de fevereiro de 2007

POR QUE CRIAR UM BLOG?



A pergunta do título do post poderia ser reformulada para: Por que criar um blog de crônicas? Que necessidade motiva a criação de um diário virtual? A sua vida ali: exposta, ao alcance de todos, sem fronteiras, acessível àqueles que desejarem tocá-la. Dar voltas em torno de um assunto sem responder o essencial é hábito desenvolvido ou adquirido que não consigo me desvencilhar. Parece que me distancio da pergunta formulada no início do post porque a resposta é possibilidade sempre presente de exposições mais pronfundas e efetivas. A função metalingüística da linguagem me obriga a refletir sobre meu modo tão particular de escritura. Quando escrevo, inscrevo-me. Não tem escapatória. É condição necessária para que a linguagem se faça discurso. Bem, mas já estou indo por vias outras que não aquela proposta no início: responder uma pergunta.

Fazer-se expressão é uma necessidade vital humana. Desde tempos mais remotos o homem se esforça por expressar-se, publicar seus pensamentos e idéias. Do grunhido mais primitivo ao ato de fala mais sofisticado a intenção sempre foi a mesma: interagir com seus semelhantes, contar-lhes a vida e deixar os rastros indeléveis da sua existência. A ex-istência humana é projetada para fora, para além do homem. A linguagem é um meio de superar os limites impostos pelas muralhas que nos cercam e esmagam, a fim de que cheguemos ao outro sob a forma de signos que são interpretados e respondidos. Agora, instala-se a comunicação e o diálogo. As muralhas caem e as pontes se constroem num processo de interação e inter-relação que nos arranca da nossa solidão e nos faz sociais, co-existentes. Assim sendo, o homem sai de si por meio de um ato de linguagem que revela seu potencial interacional e social.

Embora o título do blog seja CRÔNICAS, os posts não se restringirão a esse gênero textual. A finalidade maior do blog, ou precisamente deste blog, é divulgar impressões, concepções e uma visão de mundo tão singular quanto um pôr-do-sol. Que as diferentes linguagens me ajudem a comunicar as tantas impressões que trago da vida, dos amigos, da família, do mundo. Esse é o post inaugural. Outros virão...Certamente mais leves e menos formais. Agradeço aos conhecidos e desconhecidos que, porventura, queiram se aventurar por essas linhas que têm a reponsabilidade de levar a todos vocês uma vida que se conta.

Nenhum comentário: